Esporte

IbisÍBIS SPORT CLUB
O time paulistense, Íbis Sport Club, também conhecido como o Pássaro Preto, que apesar da fama de “Pior Time do Mundo” por ter ficado quase quatro anos sem vencer uma única partida de futebol, na década de 1970, já disputou com as grandes equipes do Recife – Sport, Santa Cruz e Náutico – e uma importante vitória foi contra o Náutico, nos Aflitos, em 2002.

Um fato curioso para o município, com relação ao esporte, é que ao mesmo tempo em que teve o Íbis Sport Club em 1999, conceituado como o “Pior Time do Mundo”, no mesmo ano o jogador Rivaldo, nascido em Paulista, foi eleito o “Melhor Jogador de Futebol do Mundo” pela FIFA.
Rivaldo de Paulista- PE
ANTIGO PAULISTANO
O Paulistano Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol do município de Paulista, fundado em 1982. No ano de 1999 um grupo de empresários de futebol tentaram reativá-lo, porém não obtiveram resultados positivos.

ESTÁDIO MUNICIPAL ADEMIR CUNHA
Foi em 1980 iniciou-se o velho sonho de um peladeiro e ex-juvenil do Nautico Capibaribe na década de 60, que mais tarde, tornaria-se prefeito de Paulista e propôs a criação de um dos estádios mais importantes de Pernambuco, dando o pontapé inicial a descentralização dos esportes e lazer no estado.

Após os esforços do prefeito Ademir Cunha somado ao apoio da FPF e do Governo do Estado, no dia 10 de maio de 1982, o foi inaugurado através do amistoso de portões abertos ao público, entre Sport Recife e Paulistano, antiga equipe da cidade.

O amistoso teve o placar de 2×0, com gols de Betinho e Bebeto. Além da partida, foram realizadas três homenagens: aos trabalhadores que deram o apoio à construção do estádio, o jornalista Adônis de Moura e Rubem Moreira. O jornalista Adônis, por sua vez, teve seu nome imortalizado na Tribuna de Imprensa, enquanto ao do ex-dirigente na FPF, na Tribuna de Honra do Estádio. As homenagens foram prestadas a ambos pelo reconhecimento do que fizeram pelo futebol pernambucano.

Acidente

Por medidas de segurança, a capacidade do Ademir Cunha foi reduzida para 20 mil pessoas e depois para 14 mil pessoas. Devido à falta de manutenção, o estádio enfrentou uma série de problemas nos últimos anos. Em 2006, foi interditado por ordem do Ministério Publico. O local foi palco do acidente que causou ferimentos em 15 torcedores, na ocasião do jogo Estudantes x Sport Club Recife, pela rodada de abertura do Campeonato Pernambucano de Futebol.

Reforma
Através de uma parceria entre o América Futebol Clube e a Prefeitura Municipal do Paulista, foi realizado um investimento em obras no estádio. Em dois meses, a estrutura das arquibancadas foi recuperada e os banheiros revitalizados, para que o Campeão do Centenário pudesse mandar seus jogos no Ademir Cunha e novamente próxima de sua torcida para concretizar o sonho do retorno à elite do futebol pernambucano, após 15 anos.

Dados
1º jogo (10 de maio de 1982): Paulistano – Sport
Capacidade: 13.000 pessoas sentadas
Endereço: Rua Santo Antônio, Centro, Paulista
paulistanope-1982

Compartilhe:
error: